quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012


Economia dos EUA deu sinais de melhora nos últimos meses, diz presidente do Fed


02 de fevereiro de 2012 • 14h36Por: Tatiane Monteiro Bortolozi
SÃO PAULO - Apesar do crescimento "frustrantemente lento" da economia norte-americana nos últimos dois anos e meio, "felizmente, nos últimos meses, os indicadores de consumo, produção, e a atividade no mercado de trabalho mostraram alguns sinais de melhora", disse o presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, perante a Casa dos Representantes de seu país.
Em discurso para mobilizar esforços para conter a dívida pública, Bernanke alertou para um panorama ainda incerto, que é monitorado de perto caso novas açõesde política monetária mostrem-se necessárias. Ainda assim, disse esperar por um crescimento mais forte em 2011.
"A habilidade e a vontade das famílias para gastar será determinante sobre o passo que a expansão econômica seguirá nos próximos anos", disse o presidente do Fed. Em outros quesitos, considerou que o mercado detrabalho "pareceu melhorar modestamente no último ano", enquanto a demanda do mercado imobiliário continou bastante contida. O setor de serviços e indústria "tem sido um ponto de destaque sobre a atual recuperação", em contraste com um cenário externo de desaceleração.
Inflação
Bernanke reafirmou a perspectiva de uma política monetária bastante acomodativa, com juros "excepcionalmente baixos" até 2014. "Em um ambiente de expectativas de inflação bem ancoradas, preços de commodities mais estáveis e um substancial espaço no mercado de trabalho, esperamos que a inflação continue contida", avaliou. 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial